Pular para o conteúdo principal

Ossaim - Orixá das Folhas


 Ossaim - Orixá das Folhas
 

Na Umbanda cultuamos Oxóssi como senhor de todo o verde, de toda a cura através das ervas, folhas.

Poucos conhecem a Divindade Ossaim, Orixá das folhas que curam e que atua junto à Oxóssi, por esta razão, confundi-los é comum.


Há uma lenda de que, no Orum, Ossaim levava consigo todas as folhas, até que Iansã lhe soprou bem forte fazendo com que elas voassem, ao caírem, cada Orixá foi pegando folhas enquanto Ossaim reclamava a si a propriedade das mesmas. Procurando Olorum, recebeu a orientação de que cada Orixá ficasse com as folhas que adquiriu, no entanto, quando seus filhos fossem usar do mistério dessas folhas, deveriam pedir a Ossaim. 

Mesmo que você, ou o terreiro no qual trabalha, não cultuem Ossaim, é recomendável que; ao fazer uso das folhas, peça por sua benção e proteção, agradeça pelas folhas que curam, defumam, purificam e alimentam. Peça a Ossaim que derrame seu Axé nas folhas que irá utilizar com respeito e fé.

Ossaim é também considerado o Grande Feiticeiro, conhecedor de todas as fórmulas e segredos. 

Fumo de Corda, Pinga e Mel, são usados como oferenda à esse Orixá. Para a oferenda o melhor local é na mata, num cantinho protegido e com todo o cuidado com a preservação e segurança do local. Nunca devemos poluir a natureza ou provocar incêndios.

 Anna Pon
 
Segue texto sobre Ossaim de Vânia Nogueira Martinez: 


Òsányìn é o detentor do segredo de todas as ervas existentes. Sua atuação é fundamental para a realização das cerimônias e rituais que envolvem ervas. 

Através das rezas apropriadas, esse Orixá consegue despertar o poder das folhas, que são detentoras de um poderoso axé. A simbiose entre água e terra resulta na fertilidade e renovação da natureza. As plantas, portanto, possuem os poderes desses dois elementos. 
 
Cada divindade tem as suas ervas e folhas particulares, mas só Òsányìn conhece profundamente o poder ou axé das folhas. 

O poder de Òsányìn está num pássaro que é o seu mensageiro. Este pássaro voa por toda parte do mundo e pousa em cima da cabeça de Òsányìn para lhe contar todos os acontecimentos. Este pássaro é um simbolismo bastante conhecido das feiticeiras frequentemente chamadas de elewú-eiyé, ou seja, “proprietárias do pássaro-poder”. 

Òsányìn vive na floresta em companhia de àroni, um anãozinho de uma perna só que fuma um cachimbo feito de casca de caracol enfiado num talo oco cheio de suas folhas favoritas. 

Os Oloòsányìn ou Babalòsányìn são também chamados de ònìsegun, “curandeiros”, em virtude de suas atividades no domínio das plantas medicinais. Um Babalòsányìn quando vai colher as plantas está num total estado de pureza: abstém-se de relações sexuais na noite anterior, e vai para floresta durante a madrugada sem dirigir a palavra a ninguém. Além disso, arreia uma oferenda a Òsányìn na entrada da floresta no intuito de pedir licença, para colher as ervas para seus trabalhos. Ainda ao entrar na mata mastiga durante algum tempo elementos mágicos como obì ou pimenta da costa. 

As folhas e as plantas constituem a emanação direta do poder da terra fertilizada pela chuva. São como as escamas e as penas que representam o procriado. O sumo das folhas é também chamado de èjé ewé ou “sangue das folhas” e é um dos axés mais poderosos que traz em si o poder do que nasce e do que advém. 

No ato de se macerar as folhas, entoam-se cânticos chamados de sàsányin. 

Dia da semana: terça-feira. Cores: verde-mata, branco e preto. 

Gêge: nesta nação, denomina-se Neossun. 
Angola: Katende. Domínios: matas, florestas, raízes e folhas. 
Oferendas: mandioca ou inhame, folhas de fumo, folhas de café etc. 
 

Olá, sou Anna Pon, autora deste blog. 
Conheça meu trabalho de psicografia literária e seja sempre bem-vindo!  


"Vô Benedito nos Tempos da Escravidão" novo trabalho psicografado por Anna Pon. 
Transmitido por Vô Benedito (Espírito)
Já à venda no Clube de Autores e nas melhores livrarias do Brasil
Nas versões impresso e e book acesse o link!



"Maria Baiana e a Umbanda"
Uma psicografia de Anna Pon pelo espirito de Maria Baiana
Disponível nos formatos e book e capa comum, já a venda em
Amazon.com





Publicações pela Editora do Conhecimento

"A História de Pai Inácio" https://bit.ly/3tzR486  

"A Cabana de Pai Inácio"  https://bit.ly/3nlUKcv


"Carmem Maria" https://bit.ly/3z0tLp4




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

São José - Sincretizado com Xangô

São José - Sincretizado com Xangô São José é descendente da casa real de Davi. É o esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus Cristo. Nos Evangelhos ele aparece na infância de Jesus. Pode-se ver as citações nos livros de Mateus Capítulos 1 e 2, e em Lucas 1 e2. Na Bíblia, São José é apresentado como um justo. Mateus, em seu Evangelho, descreve a história sob o ponto de vista de José. Já Lucas narra o tempo de infância do menino Jesus contando com a presença de José. São José na história da Salvação São José estava noivo de Maria e, ao saber que ela estava grávida, decidiu abandoná-la, pois o filho não era dele. Ele pensa em abandoná-la para que ela não fosse punida com a morte por apedrejamento Mas ele teve um sonho com um anjo que lhe disse que Maria ficou grávida pela ação do Espírito Santo, e que o menino que iria nascer era Filho de Deus, então, ele aceitou Maria como esposa. Perto do tempo previsto do nascimento de Jesus, por um decreto romano ele foi para Belém partir do rece...

Flores para os Orixás

      Flores para os Orixás  por Mônica Berezutchi    Os Pais e Mães Orixás são administradores dessas essências vivas e Divinas do Criador que existem nas flores. E quando dizemos “essa flor é deste Orixá”, é por que ela está “cheia” deste magnetismo que beneficia não só as pessoas, mas os ambientes também.  Vejamos algumas flores associadas às essências dos Pais e Mães Orixás:   • OXALÁ : rosa branca, lírio branco, margarida branca, copo de leite, girassol, jasmim, lágrima de Cristo, lírio da paz.  • OYÁ : rosa amarela, rosa champanhe, crisântemo amarelo, liziantro;  • OXUM : rosa cor-de-rosa, flores do campo, flor da fortuna, lírio amarelo e rosa, rosa amarela, calêndula, camomila.  • OXUMARÉ : flores do campo coloridas, flor de laranjeira, hortênsia.  • OXÓSSI: flores do campo coloridas, crisântemos coloridos, flores silvestres.  • OBÁ : gérbera magenta, azaleia cores vivas.  • XANGÔ : palma vermelha, bico de pap...

Culto a Yemanjá (O que significa: Oguntê,Marabô,Caiala,Sobá,Oloxum,Inaê,Janaina,Iemanjá)

Culto a Iemanjá Texto de Luiz Antonio Simas Como virou quase uma tradição de fim de ano e uma turma já me pediu para circular novamente, vai aí o meu velho textinho instrumental para os macumbeiros de ocasião, que sofrem do que chamo de "síndrome de Vinicius de Moraes" (não entendia patavina de orixá, Inquice e vodum - como vários letristas da MPB - errou tudo nas letras dos afrosambas, transformou Ossain em traidor, pintou os cavacos e fez coisas lindas e absolutamente eternas sobre o babado): a turma que aproveita o réveillon para virar subitamente - no que, aliás, faz muito bem - devota de Iemanjá. IEMANJÁ PARA OS DEVOTOS DE OCASIÃO Eis que chega o fim do ano e o babado se repete: muitos cariocas e turistas se transformam em devotos potenciais de Iemanjá. Mesmo aqueles que não fazem a mais vaga ideia sobre o que é um orixá jogam flores no mar, pulam ondas, fazem pedidos, chamam, cheios de intimidade, o orixá de Mamãe Sereia e o escambau. Celebridades de ocasião, então, a...