Pular para o conteúdo principal

Umbanda X Quaresma




Umbanda X Quaresma


Olá! E está aberta mais uma temporada de Umbanda X Quaresma, todo ano a mesma coisa, poucos buscam compreender, a fundo, a questão que começa bem simples: Quaresma é o período de quarenta dias que antecede a Páscoa Católica/Cristã e não é fundamento de Umbanda, a menos que...agora a coisa se complica, sabe por que? Bem, sabemos que cada casa de Umbanda tem seu ritual/litúrgica próprios e que cada uma se baseia, mais ou menos, em outras religiões, se por acaso, conhecemos uma casa de Umbanda que seja fortemente influenciada pelo catolicismo, lá encontraremos orientações quanto à quaresma, muito semelhantes àquelas colocadas pelas igrejas católicas. Alguns terreiros nem abrem suas portas no período, outros tem programação interna e por ai vai.

Se a casa de Umbanda que frequentamos respeita o período, mas segue suas atividades normais, ela certamente é pouco influenciada pelo catolicismo, religião predominante no Brasil.

Dito isto, me pergunto: Pra que o povo discute tanto? Por que temer aberturas de portais negativos quando vivenciamos a negatividade diariamente? A Umbanda nos orienta a orar e vigiar todos os dias independentemente de datas especificas, nossos trabalhos semanais lidam com forças altamente negativas, tóxicas, que exigem disciplina, concentração e muita humildade para que possamos ser efetivos colaboradores da espiritualidade, principalmente nestes últimos tempos, palco de inúmeras tragédias e dificuldades, portanto, nós Umbandistas, precisamos nos preservar, ou até mesmo recolher na quietude, se for o caso, semanalmente e durante o ano todo. Vamos pensar nisso?

Respeitamos o período da Quaresma, a passagem de Jesus pela Terra, aproveitamos os preços dos peixes em promoção nessa época, é claro e adoramos ovos de páscoa, porém, somos Umbandistas, sendo assim temos o dever de respeitar a fé católica e seguir na nossa compreensão dos eventos que nos convocam ao trabalho, arrisco dizer que diariamente.

Que seja um bom período aos nossos irmãos católicos, que a essência dessa tradição não se perca e, quanto a nós, Umbandistas, resta sempre esclarecer que não seguimos tal tradição, acredito que isto baste sem discussões ou filosofias do tipo fogo de palha.

Abraço fraterno, axé, saravá!
Anna Pon

Comentários

  1. Obrigado pelos valiosos conhecimentos...procurava um pouco mais de conhecimento sobre esses valorosos falangeiros Africanos.meu fraterno Saravá!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

São José - Sincretizado com Xangô

São José - Sincretizado com Xangô São José é descendente da casa real de Davi. É o esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus Cristo. Nos Evangelhos ele aparece na infância de Jesus. Pode-se ver as citações nos livros de Mateus Capítulos 1 e 2, e em Lucas 1 e2. Na Bíblia, São José é apresentado como um justo. Mateus, em seu Evangelho, descreve a história sob o ponto de vista de José. Já Lucas narra o tempo de infância do menino Jesus contando com a presença de José. São José na história da Salvação São José estava noivo de Maria e, ao saber que ela estava grávida, decidiu abandoná-la, pois o filho não era dele. Ele pensa em abandoná-la para que ela não fosse punida com a morte por apedrejamento Mas ele teve um sonho com um anjo que lhe disse que Maria ficou grávida pela ação do Espírito Santo, e que o menino que iria nascer era Filho de Deus, então, ele aceitou Maria como esposa. Perto do tempo previsto do nascimento de Jesus, por um decreto romano ele foi para Belém partir do rece...

Flores para os Orixás

      Flores para os Orixás  por Mônica Berezutchi    Os Pais e Mães Orixás são administradores dessas essências vivas e Divinas do Criador que existem nas flores. E quando dizemos “essa flor é deste Orixá”, é por que ela está “cheia” deste magnetismo que beneficia não só as pessoas, mas os ambientes também.  Vejamos algumas flores associadas às essências dos Pais e Mães Orixás:   • OXALÁ : rosa branca, lírio branco, margarida branca, copo de leite, girassol, jasmim, lágrima de Cristo, lírio da paz.  • OYÁ : rosa amarela, rosa champanhe, crisântemo amarelo, liziantro;  • OXUM : rosa cor-de-rosa, flores do campo, flor da fortuna, lírio amarelo e rosa, rosa amarela, calêndula, camomila.  • OXUMARÉ : flores do campo coloridas, flor de laranjeira, hortênsia.  • OXÓSSI: flores do campo coloridas, crisântemos coloridos, flores silvestres.  • OBÁ : gérbera magenta, azaleia cores vivas.  • XANGÔ : palma vermelha, bico de pap...

Culto a Yemanjá (O que significa: Oguntê,Marabô,Caiala,Sobá,Oloxum,Inaê,Janaina,Iemanjá)

Culto a Iemanjá Texto de Luiz Antonio Simas Como virou quase uma tradição de fim de ano e uma turma já me pediu para circular novamente, vai aí o meu velho textinho instrumental para os macumbeiros de ocasião, que sofrem do que chamo de "síndrome de Vinicius de Moraes" (não entendia patavina de orixá, Inquice e vodum - como vários letristas da MPB - errou tudo nas letras dos afrosambas, transformou Ossain em traidor, pintou os cavacos e fez coisas lindas e absolutamente eternas sobre o babado): a turma que aproveita o réveillon para virar subitamente - no que, aliás, faz muito bem - devota de Iemanjá. IEMANJÁ PARA OS DEVOTOS DE OCASIÃO Eis que chega o fim do ano e o babado se repete: muitos cariocas e turistas se transformam em devotos potenciais de Iemanjá. Mesmo aqueles que não fazem a mais vaga ideia sobre o que é um orixá jogam flores no mar, pulam ondas, fazem pedidos, chamam, cheios de intimidade, o orixá de Mamãe Sereia e o escambau. Celebridades de ocasião, então, a...