Pular para o conteúdo principal

O Xamanismo e a Umbanda



O Xamanismo e a Umbanda


Quem é o Xamã?

A palavra Xamã tem origem na língua Tungo falada na Sibéria.
O Xamanismo, ou Sagrado Selvagem,  é uma forma antiga de expressão religiosa.

O Xamã é um místico que entra em contato com o Sagrado pelo transe.

O transe Xamanico possibilita, ao Xamã, o desdobramento de seu corpo espiritual, ou seja, ele abandona o corpo físico para buscar orientações no plano astral.

Ao retornar do desdobramento, o Xamã traz consigo o conhecimento que pode ser, por exemplo, a orientação de como curar, ou proceder, diante de uma doença ou problemas em sua comunidade.

Tal procedimento é comum entre Xamãs do mundo inteiro, inclusive entre nossos conhecidos Pajés brasileiros.

Podemos observar prática semelhante nos trabalhos de Apometria realizados em terreiros de Umbanda ou em grupos não vinculados a qualquer religião.

Outra prática comum entre Xamãs é a incorporação e o mergulho em seu inconsciente que permite o contato consigo mesmo.

No Xamanismo acredita-se que todos temos, dentro de nós, um animal de poder, seria como fosse o símbolo de nossos mais profundos instintos. A prática Xamanica nos conduz à descoberta desse animal.

Há ainda, outra forma de entender o animal de poder, seria ele nosso guardião, um animal que nos acompanha do plano astral e zela por nós.

O Xamã pode ainda, desdobrar-se e plasmar, no plano astral, seu animal de poder.

Há quem diga, ou pense, que Xamanismo nada tem a ver com Umbanda, mas, e quanto aos nomes: Caboclo Cobra Coral, Águia Branca, Pantera Negra, Exu Morcego, Exu Cobra Negra, além de outros?

Quando o Caboclo traz o nome de um animal significa que ele conhece os mistérios daquele animal e tem a força que dele emana.

Alguns exemplos da relação Orixá/Animal de poder são:

Águia – Oxalá
Cobras e Serpentes – Oxumaré
Panteras e felinos em geral – Oxossi
Cavalos – Ogum
Cão – Omulú


Na Umbanda, a presença dos animais de poder junto às entidades espirituais é muito sutil, por essa razão muitas vezes passa despercebida.

Médiuns videntes confirmam tal presença e relatam já terem visto, por exemplo, Exus caminhando junto a cães negros, lobos, panteras, Caboclos que trazem junto de si cobras/serpentes. São animais de poder das entidades que, ou vem para trabalhar ou para guardar a entidade ou até mesmo a casa.

Muitos Caboclos de Umbanda foram Xamãs. Eles costumam se apresentar como “Caboclos Velhos” ou Pajés.
Isso não quer dizer que o médium Umbandista, no momento da incorporação, esteja praticando Xamanismo e sim trazendo, para dentro do ritual de Umbanda, a sabedoria/conhecimento de um espírito que, quando encarnado, foi um Xamã ou Pajé.

Entre a Umbanda e o Xamanismo a semelhança principal é a mediunidade.

O Xamã utiliza ervas de poder que facilitam o transe mediúnico e esta é a principal diferença entre o médium Xamã e o Umbandista, pois, na Umbanda não se induz o transe com ervas ou bebidas. O transe acontece, na Umbanda,  espontaneamente e é o ritual que determina tudo o que deve acontecer, ou seja, o transe na Umbanda é induzido pelo som, pela ordem de chamada das entidades que se manifestarão e assim por diante.

Assim como no Xamanismo, a religião do Daime também utiliza ervas de poder a fim de induzir o transe mediúnico, fato que também o diferencia da Umbanda.

Nem toda erva de poder é usada a fim de induzir o transe mediúnico, existem outras, como o café, por exemplo, que são consideradas ervas de poder por transmitirem energia a quem as consome.

No Caribe existe uma religião chamada Rastafári, popularizada por Bob Marley, que usa a maconha como erva de poder a fim de induzir ao transe mediúnico. Essa religião é bastante rígida e se apóia no Cristianismo primitivo.

Fora do ritual religioso, algumas ervas de poder são consideradas alucinógenas e usadas de forma profana causam muitos males aos que as consomem.

Dentro do ritual religioso a erva de poder é chamada “enteógeno”, ou seja, a erva que possibilita o encontro com o Sagrado.

No Peru a erva de poder mais conhecida e consumida é a folha da coca que confere energia a quem a consome e precisa caminhar em regiões muito altas, como montanhas e picos, por exemplo.

Na Umbanda, a erva de poder mais utilizada é o tabaco. Soprado pelas entidades tem o valor e o sentido de uma reza que pode promover a cura ou a limpeza da aura do consulente que recebe o sopro da erva.

Podemos concluir, diante do acima exposto, que a Umbanda herdou do Xamanismo a utilização das ervas de poder adequando-as ao seu ritual particular.

Annapon

12.11.2014

(Texto baseado no Curso de Teologia de Umbanda Sagrada – Desenvolvido por Rubens Saraceni – Ministrado por Alexandre Cumino)


Olá, sou Anna Pon, autora deste blog. 
Conheça meu trabalho de psicografia literária e seja sempre bem-vindo!  


"Vô Benedito nos Tempos da Escravidão" novo trabalho psicografado por Anna Pon. 
Transmitido por Vô Benedito (Espírito)
Já à venda no Clube de Autores e nas melhores livrarias do Brasil
Nas versões impresso e e book acesse o link!



"Maria Baiana e a Umbanda"
Uma psicografia de Anna Pon pelo espirito de Maria Baiana
Disponível nos formatos e book e capa comum, já a venda em
Amazon.com





Publicações pela Editora do Conhecimento

"A História de Pai Inácio" https://bit.ly/3tzR486  

"A Cabana de Pai Inácio"  https://bit.ly/3nlUKcv


"Carmem Maria" https://bit.ly/3z0tLp4




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

São José - Sincretizado com Xangô

São José - Sincretizado com Xangô São José é descendente da casa real de Davi. É o esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus Cristo. Nos Evangelhos ele aparece na infância de Jesus. Pode-se ver as citações nos livros de Mateus Capítulos 1 e 2, e em Lucas 1 e2. Na Bíblia, São José é apresentado como um justo. Mateus, em seu Evangelho, descreve a história sob o ponto de vista de José. Já Lucas narra o tempo de infância do menino Jesus contando com a presença de José. São José na história da Salvação São José estava noivo de Maria e, ao saber que ela estava grávida, decidiu abandoná-la, pois o filho não era dele. Ele pensa em abandoná-la para que ela não fosse punida com a morte por apedrejamento Mas ele teve um sonho com um anjo que lhe disse que Maria ficou grávida pela ação do Espírito Santo, e que o menino que iria nascer era Filho de Deus, então, ele aceitou Maria como esposa. Perto do tempo previsto do nascimento de Jesus, por um decreto romano ele foi para Belém partir do rece...

Flores para os Orixás

      Flores para os Orixás  por Mônica Berezutchi    Os Pais e Mães Orixás são administradores dessas essências vivas e Divinas do Criador que existem nas flores. E quando dizemos “essa flor é deste Orixá”, é por que ela está “cheia” deste magnetismo que beneficia não só as pessoas, mas os ambientes também.  Vejamos algumas flores associadas às essências dos Pais e Mães Orixás:   • OXALÁ : rosa branca, lírio branco, margarida branca, copo de leite, girassol, jasmim, lágrima de Cristo, lírio da paz.  • OYÁ : rosa amarela, rosa champanhe, crisântemo amarelo, liziantro;  • OXUM : rosa cor-de-rosa, flores do campo, flor da fortuna, lírio amarelo e rosa, rosa amarela, calêndula, camomila.  • OXUMARÉ : flores do campo coloridas, flor de laranjeira, hortênsia.  • OXÓSSI: flores do campo coloridas, crisântemos coloridos, flores silvestres.  • OBÁ : gérbera magenta, azaleia cores vivas.  • XANGÔ : palma vermelha, bico de pap...

Culto a Yemanjá (O que significa: Oguntê,Marabô,Caiala,Sobá,Oloxum,Inaê,Janaina,Iemanjá)

Culto a Iemanjá Texto de Luiz Antonio Simas Como virou quase uma tradição de fim de ano e uma turma já me pediu para circular novamente, vai aí o meu velho textinho instrumental para os macumbeiros de ocasião, que sofrem do que chamo de "síndrome de Vinicius de Moraes" (não entendia patavina de orixá, Inquice e vodum - como vários letristas da MPB - errou tudo nas letras dos afrosambas, transformou Ossain em traidor, pintou os cavacos e fez coisas lindas e absolutamente eternas sobre o babado): a turma que aproveita o réveillon para virar subitamente - no que, aliás, faz muito bem - devota de Iemanjá. IEMANJÁ PARA OS DEVOTOS DE OCASIÃO Eis que chega o fim do ano e o babado se repete: muitos cariocas e turistas se transformam em devotos potenciais de Iemanjá. Mesmo aqueles que não fazem a mais vaga ideia sobre o que é um orixá jogam flores no mar, pulam ondas, fazem pedidos, chamam, cheios de intimidade, o orixá de Mamãe Sereia e o escambau. Celebridades de ocasião, então, a...